Timidez

 

 

           Podemos dizer que a timidez atinge a todos nós em certas situações de interação social. Quem nunca se sentiu intimidado durante uma apresentação de trabalho para um grupo de pessoas, ou ainda nos primeiros momentos logo apos ter sido apresentado a um (a) paquera?
 
              A timidez não é um transtorno mental, mas pode evoluir para uma patologia como a fobia social, que tem basicamente as mesmas características da timidez crônica, porem de forma mais intensa e insuportável.
 
          A psicoterapia é indicada no tratamento para a timidez por promover uma alteração na maneira como a pessoa encara cada situação ao mesmo tempo em que fortalece a auto-estima e regula a auto-imagem e o auto-conceito (valores, crenças, atitudes e opiniões que o individuo tem sobre si mesmo), possibilitando uma interação mais confiante e segura do indivíduo com o meio social.
 
              Muitas pessoas sabem que precisam de ajuda profissional para superar a timidez e ter mais qualidade de vida e liberdade para interagir, mas mesmo assim não procuram auxilio por vergonha ou medo.
 
           Enfrentar este desafio já é o primeiro grande passo para a sua melhora. Tenha sempre em mente que o profissional psicólogo esta habilitado para auxiliá-lo em suas dificuldades sem censurá-lo e muito menos julgá-lo.