Duvidas frequentes

O que é psicoterapia?

A psicoterapia pode ser definida como sendo um processo de autoconhecimento e crescimento humano, que leva o paciente a compreender seus mecanismos internos e a tomar consciência de si mesmo e do mundo ao seu redor. Revendo sua visão de mundo, suas crenças, aprendendo, desta forma, a lidar com seus sentimentos de forma mais saudável, sem deixar-se dominar por eles e sem sabotar seu crescimento pessoal.

A quem se destina a psicoterapia?

A psicoterapia destina-se a todas as pessoas que buscam conhecer-se profundamente e a todos os que estão passando por qualquer forma de sofrimento humano, sejam manifestações somáticas, crises pessoais, transições difíceis, mudanças de fase de vida, recuperação de doenças, entre outras. Ao contrario do que muitos imaginam, não é necessário estar "maluco" para fazer terapia.

Quanto tempo dura a psicoterapia?

Não  é possível prever a duração de um processo psicoterapêutico. Cada paciente tem seu ritmo e o profissional não deve forçá-lo a enfrentar situações para as quais não esteja preparado no momento.

As sessões têm frequência mínima de uma vez por semana e a duração de 50 minutos cada.

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

O psicólogo é um profissional com formação em Psicologia, habilitado para abordar toda e qualquer queixa cujas causas sejam de ordem emocional. Algumas queixas físicas também têm como causas questões de ordem emocional. O psicólogo não pode prescrever remédios.

O Psiquiatra é um profissional com formação em Medicina, habilitado para cuidar de queixas cujo tratamento medicamentoso se faz necessário..

Qual o papel do psicólogo clinico?

Auxiliar o paciente no processo de autoconhecimento, pontuando situações, sentimentos e comportamentos que lhe passam despercebidos, discutindo alternativas e formas para alcançar as metas desejadas, mostrando, principalmente, a importância de sua participação neste processo e os ganhos que estas mudanças podem lhe proporcionar. Não cabe ao psicólogo dizer o que é certo ou errado. Em um processo de psicoterapia, o terapeuta e o paciente caminham juntos na busca por resultados que sejam mais positivos para o paciente.

Quais resultados são esperados em uma psicoterapia?

Buscamos a ampliação do campo de visão do paciente, para que possa perceber sua vida sob novos ângulos. Esperamos que ele desenvolva a capacidade de analisar e entender melhor suas características, potencialidades e limites, utilizando o conhecimento adquirido em benefício de seu crescimento pessoal, bem como prevenindo seu adoecimento físico e/ou psíquico.

As questões abodadas nas sessões são sigilosas?

A garantia de sigilo sobre tudo que é dito numa sessão é uma das condições necessárias para que o paciente possa se abrir com o terapeuta e estabelecer um vinculo de confiança. O sigilo é uma condição garantida pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Qual a diferença entre psicólogo e picopedagogo?

O psicopedagogo pode ser um profissional tanto formado em psicologia quanto em pedagogia, ambos com pós graduação/especialização em psicopedagogia e que estão qualificados para diagnosticar os problemas de aprendizagem, no entanto caso o diagnóstico evidencie que a causa do problema de aprendizagem envolve questões de fundo emocional, apenas o psicólogo poderá proceder com o tratamento. Neste caso o pedagogo terá que encaminhar a criança para um psicólogo.

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização