Psicóloga Osasco

Duvidas frequentes

Q que é constelação Familiar Sistêmica?

A constelação familiar é uma abordagem terapêutica breve de base fenomenológica. Pode ser realizada  em grupo ou individualmente com o auxilio de bonecos, papeis, pedras e outros objetos utilizados para representar os membros de uma família (sistema). Busca-se através da constelação trazer a luz conflitos familiares que possam estar influenciando de forma negativa a vida do constelado (cliente). Podem ser tema de uma constelação uma doença, um bloqueio, dificuldades de relacionamento inter familiar ou conjugal, dificuldades profissionais, casos de repetições na família por varias gerações Ex.:  varias gerações de separações, varias gerações de adoecimento ou varias gerações de alcoolismo na família, entre outros.

Quem pode constelar?

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode constelar um tema de seu interesse. Adolescentes podem constelar com a autorização ou acompanhamento dos pais.

É importante ressaltar que a constelação familiar não é um método adivinhatório e que portanto, a mera curiosidade não deve ser motivo para busca-la. É um método terapêutico que deve ser utilizado com o máximo respeito devido a lidar com nossa ancestralidade. Importante também deixar claro que não se trata de um tratamento espiritual ou holístico como muitos consideram erroneamente. Trata-se de um método cientifico com embasamento na psicologia sistêmica, psicologia analítica de Jung, psicanalise de Freud, fenomenologia e em estudos da biologia e física quântica.

O que é psicoterapia?

 

A psicoterapia pode ser definida como sendo um processo de autoconhecimento e crescimento humano, que leva o paciente a compreender seus mecanismos internos e a tomar consciência de si mesmo e do mundo ao seu redor. Revendo sua visão de mundo, suas crenças, aprendendo, desta forma, a lidar com seus sentimentos de forma mais saudável, sem deixar-se dominar por eles e sem sabotar seu crescimento pessoal. 

 

A quem se destina a psicoterapia?
 

A psicoterapia destina-se a todas as pessoas que buscam conhecer-se profundamente e a todos os que estão passando por qualquer forma de sofrimento humano, sejam manifestações somáticas, crises pessoais, transições difíceis, mudanças de fase de vida, recuperação de doenças, entre outras. Ao contrario do que muitos imaginam, não é necessário estar "maluco" para fazer terapia. 

Quanto tempo dura a psicoterapia?

 

Não  é possível prever a duração de um processo psicoterapêutico. Cada paciente tem seu ritmo e o profissional não deve forçá-lo a enfrentar situações para as quais não esteja preparado no momento.

As sessões têm frequência mínima de uma vez por semana e a duração de 50 minutos cada.

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

 

O psicólogo é um profissional com formação em Psicologia, habilitado para abordar toda e qualquer queixa cujas causas sejam de ordem emocional. Algumas queixas físicas também têm como causas questões de ordem emocional. O psicólogo não pode prescrever remédios.

O Psiquiatra é um profissional com formação em Medicina, habilitado para cuidar de queixas cujo tratamento medicamentoso se faz necessário..

Qual o papel do psicólogo clinico?

 

Auxiliar o paciente no processo de autoconhecimento, pontuando situações, sentimentos e comportamentos que lhe passam despercebidos, discutindo alternativas e formas para alcançar as metas desejadas, mostrando, principalmente, a importância de sua participação neste processo e os ganhos que estas mudanças podem lhe proporcionar. Não cabe ao psicólogo dizer o que é certo ou errado. Em um processo de psicoterapia, o terapeuta e o paciente caminham juntos na busca por resultados que sejam mais positivos para o paciente.

Quais resultados são esperados em uma psicoterapia?
 

Buscamos a ampliação do campo de visão do paciente, para que possa perceber sua vida sob novos ângulos. Esperamos que ele desenvolva a capacidade de analisar e entender melhor suas características, potencialidades e limites, utilizando o conhecimento adquirido em benefício de seu crescimento pessoal, bem como prevenindo seu adoecimento físico e/ou psíquico.

As questões abodadas nas sessões são sigilosas?

 

A garantia de sigilo sobre tudo que é dito numa sessão é uma das condições necessárias para que o paciente possa se abrir com o terapeuta e estabelecer um vinculo de confiança. O sigilo é uma condição garantida pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Qual a diferença entre psicólogo e picopedagogo?

 

O psicólogo é um profissional com formação em Psicologia, habilitado para abordar toda e qualquer queixa cujas causas sejam de ordem emocional. Algumas queixas físicas também têm como causas questões de ordem emocional.

 

O psicopedagogo pode ser um profissional tanto formado em psicologia quanto em pedagogia, ambos com pós graduação/especialização em psicopedagogia e que estão qualificados para diagnosticar os problemas de aprendizagem, no entanto caso o diagnóstico evidencie que a causa do problema de aprendizagem envolve questões de fundo emocional, apenas o psicólogo poderá proceder com o tratamento. Neste caso o pedagogo terá que encaminhar a criança para um psicólogo.

Sinta-se convidado(a) à embarcar numa jornada em busca do Autoconhecimento e ao Equilíbrio Psíquico!
(11)4311-3418 (11)99180-4985
Av. dos Autonomistas,896 Vila Yara - Osasco Prime Center- Torre Mykonos- Sala 1701
  • Wix Facebook page