top of page

Relacionamento Tóxico

Como sair dele?

O primeiro passo para sair de um relacionamento tóxico é reconhecer que se está em um. E isto pode ser muito mais difícil do que parece.


Não há ganho em viver uma relação que gera angústia, medo, sofrimento, amargura ou solidão. Viver um amor tóxico destrói sua autoestima e pode deturpar sua visão sobre a vida e sobre as relações.


É importante ter em mente que um relacionamento tóxico pode existir, mesmo sem agressão física. Em geral a parte manipuladora detém o controle e tem um comportamento abusivo típico, mantendo um círculo vicioso que oscila entre agradar e destruir o seu alvo. Apesar dos momentos ruins, os momentos bons muitas vezes mascaram o real estado da relação, fazendo com que muitas pessoas não reconheçam os sinais de que os limites foram ultrapassados.


Taquicardia, medo, sensação de impotência, falta de energia, estado de tensão permanente, vontade de não pensar no assunto, irritabilidade, sensação de que é só uma fase… Essas são só a ponta de um iceberg que precisa ser encarado.


Para pensar com clareza sobre a relação - e sobre a possibilidade de sair dela - é preciso evitar algumas armadilhas mentais: acreditar que ficar sozinho é sinal de fracasso; vergonha do que os outros vão dizer; sentir excesso de fragilidade e, por isso, alimentar o medo do enfrentamento; esperar que tudo magicamente mude, mesmo sem qualquer sinal de que isso de fato vá ocorrer.


A terapia de casal ou familiar pode ajudar na reconciliação e no estabelecimento de novas bases para que a relação volte a um patamar saudável. Em alguns casos, porém, não há mais relação a ser salva… Só o que se deseja é sair dela.


Para isso, é preciso não se isolar. Um psicólogo pode ajudar você a compreender como a relação tóxica se estabeleceu, trabalhar o autoperdão, o restabelecimento da autoestima e a ressignificação do que é uma relação prazerosa e saudável.


Estas mudanças não serão instantâneas, mas farão com que você sinta coragem e liberdade para tomar a decisão de reconstruir sua felicidade. Você merece ser feliz - dentro ou fora da relação em que você se encontra.





 


Comments


bottom of page