top of page

Quando a informação vira compulsão?

O exagero no consumo de informações.

Homem com o rosto enterrado no notebook
Compulsão por informações

A era digital em que vivemos nos oferece novas informações a cada segundo. São muitas fontes, nem sempre seguras. É preciso que sejamos capazes separar os dados reais dos falsos, identificando aqueles que sejam realmente confiáveis. Isso, por si só, já pode causar uma sobrecarga em quem acessa essas informações. E, quando as notícias não são otimistas, a sobrecarga torna-se ainda maior.


Quando a busca por notícias vira uma compulsão, a pessoa pode a sentir angústia, que é um sofrimento relacionado ao presente, um estado emocional difuso, que gera desconforto emocional e desconforto físico real.


A maior parte das pessoas descreve um vazio no peito, uma agonia mental, sem entender exatamente o que a causou. Sensação de sufocamento semelhante ao da asma e até mesmo uma sensação de compressão no peito também são relatos comuns em quem sofre de angústia.


O consumo exagerado de informações pode levar à chamada Síndrome da Fadiga Informativa, um termo recentemente criado para descrever quem se sente sobrecarregado pelas informações, seja porque precisa lidar com elas (no trabalho, por exemplo), seja porque simplesmente consume muitas informações por alguma compulsão. Pessoas com este quadro têm dificuldade em manter a racionalidade diante do excesso, sentem-se confusas, cheias de dúvidas, angustiadas e tristes.


Existe uma grande diferença entre manter-se bem informado e consumir informação compulsivamente, a ponto de afetar suas relações, seus compromissos, trabalho e seu bem-estar.


Se você percebe que sua vida está sendo prejudicada por estes hábitos, se tem se sentido instável, com medo e mau humor, e sente que claramente tem exagerado no consumo de informações, procure ajuda de um profissional de Psicologia. Esse tipo de angústia gera ansiedade, sensação de sobrecarga, estresse e pode até levar a uma incômoda sensação de perigo ou incapacidade.


A psicoterapia poderá ajudar você a entender as origens deste comportamento, para que se possa ajustá-lo de forma a ter uma vida mais saudável, com mais autocontrole, equilíbrio e bem-estar. Agende sua sessão.





 


bottom of page