7 Passos Para Superar a Dificuldade em Ter e Manter um Relacionamento Afetivo de Qualidade!


Conheça o Ciclo do fracasso na Sua vida Amorosa e finalmente compreenda porque Você não consegue encontrar um namorado(a).

Tenho notado no consultório um numero crescente de pessoas que estão enfrentando dificuldades e sentem muita ansiedade por não conseguirem responder questões como estas:


Porque eu não consigo namorar ninguém? Porque ninguém se interessa por mim? Qual é o meu problema?


Do ponto de vista psicológico existem alguns fatores que podem prejudicar a pessoa tanto na escolha de um parceiro, como em se tornar visivelmente interessante e assim atrair a atenção para si.

Pensando nessas questões elaborei e testei os sete passos para o sucesso na vida afetiva!!!

Vejamos quais são eles:



1º Passo : Ame-se Acima de tudo!!!


A pessoa que não se ama, não se aceita como é, se sente inferiorizada por alguma característica física, não sente que foi amada na infância e por ai vai... dificilmente acreditará que alguém possa ama-la como ela é e consequentemente desconfiará sempre que alguém demonstrar algum interesse por ela.

A baixa autoestima acarreta problemas no relacionamento que vão desde a desconfiança quanto aos verdadeiros sentimentos e interesses do parceiro, levando a um ciúme patológico; até a dificuldade total de se relacionar afetivamente devido a crença de que não é bom o bastante para agradar aos outros... "Se eu não me amo, quem me amará?"

Uma pessoa com um bom nível de autoestima acima de tudo gosta de si mesma, se aceita como é, sabe de suas qualidades e "defeitos" e aceita amorosamente o desafio de trabalha-los afim de se amar cada vez mais. Acredita que é digna de amar e ser amada e não se permite estar em relações que lhe façam sofrer. Tem coragem para terminar um relacionamento que traga prejuízos para sua autoestima e sempre se coloca em primeiro lugar.



2º Passo: Ponha-se em Primeiro Lugar e Aprenda a dizer NÃO!!!



Pessoas que tem dificuldade em dizer não, passando por cima de seus próprios sentimentos para agradar a todos a sua volta, tem a autoestima rebaixada, o que justifica a necessidade de agradar para com isso conquistar a outra pessoa e manter a relação. "Se eu disser não o outro não gostará mais de mim..."

Coloque-se em Primeiro lugar e foque em seu objetivo dizendo não a todas as pessoas que buscarem em você apenas diversão... Pare e pense!!! Não ha nada de errado em se divertir, ter relações casuais e etc... desde que você tenha consciência de que esta saindo só pra isso. Mas se você quer namorar o melhor a fazer e deixar isso claro desde o começo e saber também qual o desejo do outro... se estiverem de acordo com o que buscam, então vale a pena investir e se conhecerem melhor. Entenda! Isso não quer dizer que vocês vão começar a namorar logo de cara, mas mostra a direção que pretendem dar a relação caso gostem um do outro...



3º Passo: Tenha um nível de interesse realista, não idealize de mais!!!



Existem pessoas que traçam perfis para um futuro parceiro com padrões extremamente elevados e consequentemente encontram dificuldade em encontrar esse alguém tão perfeito.

Quando conhecem uma pessoa focam em descobrir logo quais os defeitos que essa pessoa tem, ao invés de observar as qualidades.

Claro que temos que observar os pontos positivos e negativos na escolha de um parceiro, mas que tal traçar um perfil mais realista e menos idealizado flexibilizando este para que caiba também alguns defeitinhos aceitáveis? Afinal ninguém é perfeito!!!

Também é importante observar o que busca em um relacionamento, qual a finalidade de namorar alguém? Você busca alguém para amar e ser amado? ou esta buscando encontrar alguém para te auxiliar em suas dificuldades, esquecer alguém, tapar um vazio que você mesmo deve cuidar de tapar?Suprir uma carência de amor que vem da infância? Isso é importantíssimo!Fique atenta(o)! A maioria das pessoa que apresentam dificuldade de encontrar um parceiro para a vida buscam os mesmos pelos motivos "errados"!!!



4º Passo: Cuide do seu coração antes de entrega-lo a outra pessoa!!!



Pessoas que passaram por relações complicadas, que sofreram grandes decepções, traições e grandes perdas em geral tem medo de se entregarem a uma nova relação. Nesses casos o essencial é dar tempo e se cuidar com muito carinho até que as feridas cicatrizem.

Ao termino de uma relação é extremamente importante que possamos nos permitir um tempo para repensar essa relação. Trazer de volta para nós tudo aquilo que foi depositado na outra pessoa e na relação em si... desejos, sonhos, planos que não poderão mais ser realizados em conjunto, sentimentos... enfim é preciso olhar para tudo isso, elaborar esse material todo e decidir o que fazer dali em diante...



5º Passo: Controle a sua Ansiedade e medo da solidão!!!



A ansiedade pode gerar muita angustia em quem esta esperando por um companheiro e em muitos casos ela estará presente graças ao medo da solidão. Nós somos seres gregários, nascemos para viver em família, acompanhados... ninguém esta fadado a solidão a menos que deseje estar só...

A ansiedade também atrapalhar muito quando se esta conhecendo alguém porque a pessoa acaba pressionando o outro a assumir um relacionamento precipitadamente sem dar tempo para saber se é ou não a pessoa adequada para estar ao seu lado. As pessoas mais carentes são as que mais acabam "indo com muita sede ao pote", se esquecendo de viver o momento.



6º Passo: Supra sua Carência!!!



Vamos pensar um pouco sobre a carência afetiva. O que se esconde por de trás dela? já parou pra pensar sobre isso?

Que ou qual vazio se esconde nessa carência? Espera ser aceita(o) e amada(o) por alguém? Sente falta de companhia? falta de carinho? falta de sexo? Ou simplesmente quer ter alguém porque "todos ao seu redor tem alguém?

É importante refletir individualmente sobre essas questões para ter clareza sobre o que se esta buscando preencher com um relacionamento, lembrando que para ter uma relação de qualidade é importantíssimo que você seja feliz com você mesmo antes de tudo. Tentar preencher um vazio interno com uma pessoa externa é o mesmo que tentar tratar um ferimento à bala com um Band-aid.



7º Passo: Pare de se sabotar!!!



O chamado mecanismo de auto-sabotagem ocorre quando existe um conflito interno entre o inconsciente, que encara os vínculos como ameaças e a consciência, que deseja arduamente uma relação.

Nesses casos a pessoa acaba se auto sabotando seja interessando-se por pessoas indisponíveis para uma relação ou colocando impedimentos na relação

Note se você passou ou esta passando pelas seguintes situações:


  • Interesse por pessoas comprometidas (casados, namorados, enrolados com outras pessoas);


  • Interesse por pessoas fisicamente distantes (outra cidade, estado, país...Dificuldades de se encontrarem pessoalmente);


  • Busca exclusiva por relações virtuais (apenas conversar, sem interesse real em conhecer pessoalmente a pessoa);


  • Interessa-se sempre por pessoas que mantém múltiplos parceiros e não tem o menor interesse em se relacionarem para além de uma transa...


  • Conheceu uma pessoa que atende suas expectativas, mas continua sentindo que falta algo nele(a);


  • Conheceu uma pessoa que atende suas expectativas, mas acha que é cedo de mais pra se comprometer, apesar de estar buscando por isso a tempos;


  • Apesar dele(a) te valorizar e ser "perfeito" você não consegue gostar... "gosto dele(a), mas não sinto que seja o homem/ a mulher da minha vida..."



Nesses casos ficam evidenciados um conflito interno porque um lado (consciência) quer construir um vinculo com alguém, enquanto o outro lado (inconsciente) não quer, por identificar erroneamente os vínculos como ameaças à estrutura psíquica. O auxilio psicológico se faz necessário nesses caos para identificar e tratar esses mecanismos de defesa.



Esses são passos essenciais para acabar com as dificuldades em se relacionar afetivamente, mas algumas pessoas podem esbarrar em dificuldade na aplicação dos mesmos e necessitarem de ajuda profissional. A psicoterapia poderá auxilia-lo nesse processo através do autoconhecimento e da busca das causas para as dificuldades que vem enfrentando seja para atrair, estabelecer ou manter uma relação amorosa.


A base para um bom relacionamento esta na compreensão acima de tudo de que Você é o único responsável pela sua felicidade!


É preciso entender que estar em um relacionamento não significa que os dois se tornaram uma só pessoa e que portanto deveram abrir mão da individualidade e passar a fazer tudo juntos, muito pelo contrario, manter a individualidade é extremamente saudável para a relação. É necessário saber preservar os vinculo com suas amizades, familiares, manter boas relações de trabalho e conciliar essas relações com a sua relação afetiva.


Gostar de si mesmo, aceitar-se por inteiro, gostar da sua própria companhia e se valorizar são os primeiros passos para que o outro possa também gostar de você. Lembre-se é preciso ter o pote cheio para só então derramar o liquido no pote de alguém. Ninguém ama o outro sem antes amar a si mesmo e a vida te trata como você se trata!


Pense a respeito!!!

#Relacionamento #Autosabotagem #afetividade

Posts Em Destaque
Posts Recentes